quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Discrição e objetividade

Por Henrique Cabral Rodriguez

Jovens de 12 a 21 anos unidos por uma causa: ajudar pessoas. Esses são os membros da ordem DeMolay. A ordem, que é apenas para homens, é patrocinada e apoiada pela Maçonaria e cultiva os sete valores cardeais. São eles: Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.

Essa ordem realiza seus trabalhos sob os moldes de Jacques De Molay, que foi o último grão-mestre (cargo mais alto) da Ordem dos Templários, que deu origem à Maçonaria. Ao completar 21 anos, o jovem DeMolay se torna um DeMolay sênior, e passa a acompanhar os trabalhos da ordem a partir da Associação DeMolay Alumni.

E o que esses jovens têm a ver com o voluntariado? Tudo. A ordem DeMolay ajuda em creches, comunidades carentes e etc de várias maneiras. Seja levando comida, brinquedos, ou simplesmente a presença, realizando atividades nesses locais. E a atuação da ordem DeMolay não se restringe apenas aos seus próprios projetos. Os membros ajudam também em programas do Governo Federal como o Fome Zero, por exemplo. Além disso, a Ordem DeMolay também tem iniciativas próprias. No inverno, alguns Capítulos (cada célula da ordem DeMolay é denominada Capítulo) da Ordem, saem batendo de porta em porta pedindo roupas e brinquedos para crianças carentes.

A Ordem tem 4 milhões de membros. No Brasil são 70 mil, todos com um objetivo: ajudar o próximo.

Nenhum comentário: