quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Ajuda de outro mundo

Por Leandro Carneiro

As Casas André Luiz é uma instituição sem fins lucrativos e se dedica há 56 anos ao atendimento a pacientes portadores de deficiência mental e múltipla. Nos dias atuais, a instituição atende 630 pacientes internos e mais 800 em sistema ambulatorial.

A história da instituição se iniciou em torno de João Castardelli, que viveu apenas 23 anos, de 1920 até 1943. Fiel seguidor do Espiritimos, Castardelli sempre reuniu pessoas em sua casa para realizar um Evangelho no lar.

João um ano após sua morte começou a se manifestar nas reuniões que antigamente participava e seu Pai, o senhor José Castardelli, após as manifestações de seu filho, resolveu construir o Centro Espírita Nosso Lar e começaram a fazer reuniões abertas ao público.

No fim do ano de 1954, a casa começou a receber agasalhos, alimentos e outros artigos de uso pessoal para pessoas carentes. E após 4 anos, foi fundada a primeira Casa André Luiz com o objetivo de receber crianças órfãs.

E nessas pequenas atitudes que vemos grandes projetos crescerem. Uma pequena ajuda voluntária hoje, pode trazer milhões de sorrisos amanha.

Para mais informações: Casas André Luiz

Um comentário:

Lorenzo P. D. disse...

Sou neto dos fundadores do Centro Espírita Nosso Lar e das Casas André Luiz, e há que se retificar o que foi dito. O Centro Espírita Nosso Lar não foi fundado por meu tio João Castardelli, irmão de minha Mãe Irene Castardelli. Infelizmente João estava internado em Campos do Jordão, e não tinha condições nem de visitar seus pais, e mesmo que o tivesse, era apenas um garoto na época em que meus avós faziam Reuniões Espíritas em sua residência, e quando estava com 19 anos de idade, precisou ser internado em Campos do Jordão.
O que ocorreu é que meus avós faziam Reuniões Espíritas em sua residencia, desde que seu filho, meu tio João Castardelli nasceu. Isso foi crescendo, até que o número de frequentadores aumentou sobremaneira, pelas curas espirituais "milagrosas" ocorridas, que tornou-se necessário a construção de um salão para o Centro Espírita, em cima de sua residência, para as Reuniões Espirituais, tendo sido, com o tempo, legalizado. O fato é que meu tio João Castardelli já havia falecido quando da construção do Centro, e passou a comunicar-se mediúnicamente através de seu irmão, meu tio Paulo Castaldelli, tornando-se, assim, o Guia Espiritual dirigente do Centro.
Após ter sido legalizado o Centro Espírita Nosso Lar, meus avós José Castardelli, Julia Castardelli, seus filhos Paulo Castaldelli e Irene Castardelli, minha mãe, receberam conselhos Espirituais de cumprirem sua missão terrena, que era a de fundar uma Instituição para abrigar e tratar Viciados em Álcool e Drogas. Imediatamente começaram a colocar em prática os conselhos. Mas, a coisa mudou de rumo, após minha avó Julia Castardelli ter recebido (em Desdobramento Astral), uma nova sugestão dos Guias Espirituais, pedindo que a diretrizes da Instituição a ser construida fossem mudadas para algo que ainda não existia na América Latina, ou seja - o abrigo e tratamento para crianças Débeis Mentais Profundas.
Assim foi feito. A família vendeu práticamente todos os bens que possuia para dar início à construção, e uma campanha foi iniciada para arrecadar fundos, cujo nome era "Campanha do Bate-bate", pois foi feita - literalmente - batendo-se de porta em porta para a venda de um Selo com os dizeres: "CONTRIBUI PARA A CONSTRUÇÃO DAS CASAS ANDRÉ LUIZ".
No início de 1953 com meu nascimento, minha mãe fazia essa Campanha comigo no colo. Foi uma época exaustiva para a família, mas exercida com todo o amor e dedicação, pois a incumbência era de gigantesca responsabilidade.
E assim, com o passar do tempo e o auxílio Espiritual, conseguiram fundar e construir as Casas André Luiz, no Bairro de Vila Galvão, em Guarulhos - São Paulo, a primeira Instituição para abrigo e tratamento de Débeis Mentais Profundos, cegos, surdos, mudos, e sem locomoção da América Latina.
Após a Casa no Bairro de Vila Galvão estar já em pleno funcionamento, iniciaram a construção de outras no Bairro do Picanço, também em Guarulhos - SP., estas destinadas aos Débeis Mentais com locomoção.
Meu avô José Castardelli já havia vendido seu Comércio, um grande Bazar em Tucuruvi - SP., tendo feito o mesmo meu tio Paulo que também vendeu outro de sua propriedade, para com o dinheiro arrecadado terem condições maiores de investir na construção das Casas.
E assim foi a dedicação extremada de toda a família, que devotou sua vida ao bem estar do próximo, até o ano de 1970, quando se afastaram, posto que a Missão já havia sido cumprida.
Um ano após sua retirada das Casas André Luiz, a família mudou-se para São Bernardo do Campo - SP, para fundarem outra instituição - a I.A.E. - Instituição Assistencial Emanuel, que hoje destaca-se por seu excelente trabalho no tratamento à Viciados. E, assim cumprida essa outra missão, a família retirou-se.
Essa uma pequena síntese sobre a Família Castardelli, que teve por único objetivo em sua vida, o Verdadeiro Auxílio ao próximo, seguindo o conselho de Nosso Querido Mestre Jesus: "Ama ao próximo como a ti mesmo".