segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Somente pela satisfação de ajudar

Por Everson Garcia

Deivid William Pires, hoje com 22 anos, descobriu em 2005 que poderia ajudar a comunidade da Vila Helena em Sorocaba sendo professor voluntário na escola Francisco Camargo César nos finais de semana.

JV: Quando e como você começou a ser voluntário?
Deivid: Comecei em 2005 como professor de exatas, depois passei a ser professor de ensino técnico. Na época estava fazendo o cursinho na escola para prestar vestibular e surgiu a oportunidade de dar aula, gostei da idéia, me interessei e me propus a ser voluntário.

JV: Como que é organizado o projeto da escola?
Deivid: Tem sempre um educador formado na coordenação, ele é responsável por elaborar um plano anual. O projeto é uma idealização pública do governo municipal e não tem nenhum apoio privado.

JV: Há alguma remuneração para quem trabalha no projeto?
Deivid: Os voluntários não ganham nada, Os Universitário ganham bolsa integral e alguns educadores recebem ajuda de custo.

JV: Qual o objetivo principal do projeto?
Deivid: Integrar a comunidade em um local na qual possam ter lazer com várias atividades e também formar os jovens por meio de alguns projetos profissionalizantes.

JV: Para você o que é ser voluntário?
Deivid: Voluntário é uma pessoa que dispõe de um talento e o oferece para a comunidade sem ter interrese próprio, somente a satisfação de se doar. O que guardo comigo dos trabalhos voluntários que realizo é a satisfação de ser útil a alguém que precisa. Quando você ajuda as pessoas, Você sente uma alegria diferente.

Nenhum comentário: