quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Clube do voluntariado

Por Henrique Cabral Rodriguez

Essa pode ser a definição para o Rotary. Um clube voltado para ajudar o próximo através de trabalhos sociais em diversas áreas. O Rotary surgiu em Chicago, no EUA em 1905, e a partir daí só cresceu e se espalhou pelo mundo todo com o intuito de reunir comerciantes, profissionais liberais e homens de negócio em um clube aonde relações profissionais pudessem se tornar amizades pessoais.

Pelo mundo todo existem cerca de 31 mil rotarianos, só no Brasil são 2200. Os Rotary é, basicamente, uma organização voltada para o objetivo de compreensão e concórdia universal. Para isso, os rotarianos procuram ajudar em comunidades carentes e etc. com trabalhos sociais de diversos tipos. Mas o trabalho social do Rotary não para por aí. Pelo mundo todo há um esquema de intercâmbios feito pelo clube. O esquema funciona da seguinte maneira: o jovem faz uma prova e, dependendo do seu resultado, é mandado para o país que preferir para passar um ano estudando fora, morando em casa de rotarianos. A única despesa do jovem é com as passagens para o local escolhido. Quanto a casa, comida, a família rotariana paga.

Além disso, no mundo todo há faculdades rotarianas, aonde, para ser aprovado, o estudante tem que cumprir uma certa quantidade de horas de trabalhos sociais.

Nenhum comentário: