quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Voluntários da educação

Por Daniele Caldeira

O trabalho voluntário educacional é bastante importante e procurado. Através dele é possível contribuir em escolas, ajudar crianças em disciplinas, colaborar com dinheiro ou apenas doar materiais.

O Brasileirinho é um programa do Riovoluntário e tem como objetivo melhorar o atendimento de crianças de zero a quatro anos em creches comunitárias localizadas em comunidades de baixa renda no Rio de Janeiro.

Normalmente as creches são construídas pelos próprios moradores. Pela falta de condições financeiras, são precárias e com condições inadequadas para exercer atividades com crianças. Além disso, os professores e funcionários não têm preparo ou formação para o desempenho de suas funções. Diante deste problema, o Brasileiro desenvolve ações, como reforma do espaço, aquisição de equipamentos, capacitação das educadoras, acompanhamento pedagógico, capacitação dos gestores e assessoria e atividades sócio-educativas com as famílias das crianças.

O Brasileirinho tem parcerias com voluntários, comunidades, empresas públicas e privadas. E os voluntários desenvolvem trabalhos de acordo com suas habilidades, seguindo a proposta pedagógica do Brasileirinho.

Nenhum comentário: