terça-feira, 25 de setembro de 2007

Ensine a pescar, não dê o peixe

Por Danilo Lavieri Ribeiro


O Voluntariado é um dos meios mais importantes de ajudar os que mais necessitam. Para isso existem inúmeros projetos. Um deles é o “Projeto Arrastão”. Sua missão é, como diz no próprio site, “formar cidadãos capazes de transformar a realidade e o meio em que vivem sempre considerando o espírito de coletivo de não dar o peixe, mas ensinar a pescar.”

Como toda organização voluntária, o “Projeto Arrastão”, que foi criada em 1968, não tem fins lucrativos. O alvo do planejamento é os bairros da zona sul de São Paulo, como Jardim Maria Sampaio, Jardim Helga, Jardim Ângela, Valo Velho, Capão Redondo, além dos municípios de Taboão da Serra e Embu das Artes. Nestes lugares, cerca de 1200 atendimentos são realizados diariamente.

Esse plano atua na área da educação, cultura e desenvolvimento pessoal. Para isso, está sempre aberto para receber os voluntários que possam ajudar. No site da instituição, as devidas instruções de como ser um deles são dadas.

É importante lembrar que ser voluntário é importante, mas é apenas um dos passos necessários para uma melhor convivência. Não adianta ser voluntário e não ter compromisso com sua ação, com a sociedade, com o próximo.

Nenhum comentário: