segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Iniciativa de detento leva dignidade a presídio

Por Everson Garcia

José Ribamar Xavier Martins não é apenas um dos detentos do presídio da cidade de Osvaldo Cruz-SP. Ele encontrou na ajuda aos outros presidiários um sentido para viver os seus dias na cadeia. Para José Ribamar, o fato de estar encarcerado não pode tirar do ser humano sua dignidade. “Procuro lembrar que somos pessoas e não ratos.”

Dentro do presídio, auxilia principalmente os doentes e idosos. “Tem um velhinho de 75 anos que divide a cela comigo, ele depende de mim para tudo, até para ir ao banheiro.”

O tempo que sobra, usa para escrever cartas para sua família que mora em Guarulhos, para a família dos detentos analfabetos ou para pedir ajuda. “Tenho apenas a quarta série, mas aqui já é o suficiente. Escrevo e leio carta para quem não sabe ler. Escrevo também para alguns amigos e igrejas para pedir roupas, papel higiênico, sabonete, barbeador, frauda descartável para adulto.”

José Ribamar faz questão de salientar que seu serviço voluntário não tem segundas intenções. “O que faço não é para reduzir minha pena, porque para ter a pena reduzida basta não fazer nada.”


Este artigo foi escrito com base em uma de suas cartas. Quem quiser conhecer mais sobre José Ribamar e seu trabalho é só escrever para ele:

Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros Km 572-5, Bairro Venda Branca – Osvaldo Cruz – SP. Caixa Postal 427. Cep 17700-000 (MAT. 434048 R6.X8).




Fotos:



Um comentário:

AIA SHAPES disse...

Ola
Meu nome eh Juliana
E queria muito saber se tem alguma instituicao que ajuda esses presidiarios e tambem suas familias...
Obrigada