sábado, 1 de setembro de 2007

Profissão voluntário

Por Vinícius Souto

Pesquisava sobre trabalho voluntário. Iniciativas, grupos de apoio, histórias interessantes. Em um site, que se propõe a servir de ferramenta para “encontrar informações sobre o voluntariado no Brasil”, existe um campo de pesquisa onde é possível delimitar uma área de atuação. A finalidade: localizar profissionais dispostos à solidariedade.

Engenheiros, vendedores, estudantes, músicos, entre outros, estão todos ali. Disponibilizam dados pessoais. Por meio de um comentário expõem habilidades e sentimentos, mostram o que estão aptos a desenvolver ou em que imaginam que podem ser úteis.

Um médico carioca, 57 anos, declara: “gostaria de atuar na melhoria da qualidade de vida de pessoas maduras, insatisfeitas e depressivas”. De São Paulo, um jornalista pretende trabalhar com “educação para crianças e atividades de recreação”. Estudante de Turismo define-se sem tempo e sem foco, mas faz um apelo eloqüente: “quero participar de algo, seja o que for”.

O tempo e os caracteres são escassos para divulgar as enormes demonstrações de boa vontade. Num primeiro momento foi bom saber que há gente, muitas vezes desconhecendo a melhor forma, com empenho em contribuir com uma sociedade mais justa. De pensamento humano e voluntário.


Seja voluntário:

Nenhum comentário: