terça-feira, 18 de setembro de 2007

História do Voluntariado

Por Danilo Lavieri Ribeiro

Você sabia que o trabalho voluntário começou com os Portugueses? Sim, no século XVI, quando organizações religiosas introduziram esse tipo de trabalho em instituições ligadas à saúde. Na época, as Santas Casas. O modelo foi cópia de Portugal e durante muito tempo o trabalho foi essencialmente feminino, com rígidos valores morais. As que ajudavam eram conhecidas como Damas Caridosas.

A evolução maior começou na década de 30. O Estado, que na época era comandado por Getúlio Vargas, passou a desenvolver políticas públicas ligadas ao trabalho voluntário. Em 1935, a Lei de Declaração de Utilidade Pública, que regulamente a colaboração do Estado com instituições filantrópicas, foi promulgada.

Desde a década de 90, o voluntariado vem crescendo. Isso devido a demanda e a consciência coletiva que está se criando. Muitas pessoas perceberam que esse é um bom caminho para ajudar ao próximo e ajudar a si mesmo. É importantíssimo para a construção de um futuro melhor, atuarmos no presente, com atitudes, como por exemplo, o voluntariado.

3 comentários:

Anônimo disse...

O voluntariado é cada vez mais importante e cabe a cada um de nós pratica-lo pelo menos uma vez na vida.

João Prata
Portugal

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
a vontade nasce dentro de ti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.