quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Ser voluntário é ajudar a viver

Por Daniele Caldeira

O Centro de Valorização da Vida, mais conhecido como CVV, é uma entidade sem fins lucrativos e seu principal objetivo é a prevenção de suicídios. As pessoas voluntárias prestam apoio às que necessitam, normalmente solitárias, sem vontade de viver e com problemas emocionais.

Existem 57 postos do CVV no Brasil todo e atendem ligações 24 horas por dia. São aproximadamente 2500 voluntários que colaboram. Costuma-se dizer que os atendentes não são profissionais, como psicólogos, professores ou médicos, são apenas voluntários. E para poder fazer parte basta ter 18 anos e ter 4 horas semanais disponíveis para ajudar.

Para as pessoas se comunicarem e terem apoio dos voluntários, podem enviar correspondências, comparecer pessoalmente ou ligar para os postos.

O Centro de Valorização da Vida faz também outras atividades beneficentes, como no Hospital Francisca Júlia, que há a colaboração para doentes mentais sem recursos.

A colaboração não é complicada e não exige muito. Ouvir desabafos é algo que todos podem fazer. Basta escutar atentamente aos problemas e sentimentos das pessoas e ajudá-las a sair da solidão, que normalmente é o problema que mais existe.

Foto:
http://www.terra.com.br/planetanaweb/flash/reconectando/agrandeteia/suicidio.htm
Informações sobre o CVV:
http://www.cvv.com.br/

Nenhum comentário: