quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Envelhecendo saudavelmente

Por Leandro Carneiro

A Organização das Nações Unidas (ONU) recomendou que idosos realizem o trabalho voluntário. Segundo a organização, realizar atividades do tipo, na terceira idade, causa uma força de desenvolvimento e um envelhecimento ativo, porém parece que nem todos sabem disso em nosso país, ou se sabem não seguem.

Em São Paulo, apenas, 27% das pessoas idosas realizam trabalho voluntário, segundo pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP). O estudo envolveu 2.143 idosos da cidade, que representam o Brasil no Projeto Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento (Sabe), da Organização Panamericana de Saúde (Opas).

O pior de tudo destes dados é que 22,6% realizam trabalho voluntário de forma indireta por meio de doações e apenas 4,4% o fazem de modo direto através de prestações de serviço.

Os dados da pesquisa também mostram que a maioria dos “jovens experientes” são mulheres e que mais da metade tem baixo nível educacional, estudo somente até a 4º série.

Em nosso país, existem, apenas, 3% de organizações que promovem e organizam trabalhos para beneficiar idosos. Portanto é necessário que a política pública atue mais no incentivo ao trabalho dos nossos jovens velhinhos.


Fotos:

http://www.corporeus.pt/corporeus/BackOffice/Documentos/Informacoes_Imagens/idoso.jpg

http://www.portaldovoluntario.org.br/press/uploadResize/112922566650.jpg

Nenhum comentário: