quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Lutando pela vida

Por Daniele Caldeira

Além dos projetos AMMOR e CACCC citados anteriormente, que ajudam na prevenção do câncer, há também o INCAvoluntário. O instituto tem como objetivo apoiar ações do INCA (Instituto Nacional de Câncer) junto à comunidade, na assistência e prevenção da doença. Ações educativas e recreativas são desenvolvidas aos pacientes, familiares e pessoas da comunidade.

A primeira associação de voluntários do INCA foi criada na década de 80, a AMINCA - Associação dos Amigos do Instituto Nacional de Câncer começou a dar apoio aos pacientes com carências materiais e afetivas.

Em novembro de 1996, o NAV - Núcleo de Acompanhamento do Voluntariado do INCA foi fundado e adotou a regulamentação jurídica de todos os grupos, formalizando assim o trabalho voluntário no INCA. E depois, em dezembro de 2001, o NAV foi transformado em Área de Projetos Sociais e Voluntariado – INCAvoluntário.

Para se tornar um voluntário do INCA é necessário dedicar amor ao próximo, ter mais de 21 anos, ter quatro horas semanais durante o dia e comparecer às reuniões de reciclagem e treinamento mensais. É preciso também que o voluntário do INCA tenha amadurecimento emocional e psicológico para enfrentar a realidade de uma instituição que trata de algo tão sério, o câncer.


Foto: www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=257

Nenhum comentário: